iPUM

Trilogia AZUL: "Soajo..a vila iBAILA"

"iBAILAS porque bailas
iBAILAS porque Xucalhas
Se as «gentes» não Bailas
Bira no Soajo porque aí iBAILAS"

Ainda as gentes do Soajo acordava da ressaca da elevação a vila (12-07-2009), que em tempos já foi sede de concelho (até 17 de Fevereiro de 1852), eis que a praça do Pelourinho, da pitoresca localidade em plena serra da Peneda, dançava com os iPUM.

Os Uxu Calhus, após saberem que os azuis também iam marcar presença na "Feira das Artes e Ofícios Tradicionais", convidaram a Associação de Percussão Universitária do Minho para pôr a vila do Soajo a dançar as novas tendências do baile tradicional português. Paulo Pereira, o criador do "Andanças", deu uma ajuda...e foi ver o mundo "i" coreografar a Praça do Pelourinho e dançar até de madrugada.

A tarde foi de dança, numa espécie de mega workshop que mais tarde serviu para bailar ao ritmo dos "Uxu Kalhus"..No entanto também havia espaço para os iPUM soltarem vibrações rítmicas em pleno covil dos lobos.

"Os Zés P´reiras são bons..mas os azuis são demais" esta foi umas das frases mais ouvidas nas arruadas ou meias luas em plena tarde quente no meio da vila que comanda a serra, imponente e granítica.

Sempre dentro do espírito académico e humilde dos iPUM...estes estiveram sempre prontos para dar mais percussão, por vezes popular outras reinventadas...e é sempre bom ver gentes do alto Minho e da Galiza baterem o pé...como se fizessem parte da harmonia "azul".

Já depois do repasto (e como é bom saborear a tradição «tuga» e o néctar da aguardente caseira)...chegou a vez de queimar calorias...Os Origem e Uxu Kalhus uivaram numa noite em que os lobos deram espaço à dança...e às inúmeras tasquinhas que animavam (e abençoavam os iPUM) na Praça do Pelourinho...na "Feira das Artes e Ofícios Tradicionais" do Soajo.

Parabéns ao regresso do Soajo a Vila....que foi pincelada de "azul" de 1 para 2 de Agosto.
PS: Bascu "o Soajeiro"..és o maior!!!
Próximo
« Prev Post