iPUM

iPUM

iPUM
O que significa iPUM

iPUM constitui a sigla para Associação de Percussão Universitária do Minho criada em 2008 no seio da Universidade do Minho. Fazem parte da sua filosofia a irreverência e inovação, características que emprestam o “i” à sigla.

Mais sobre a iPUM

Sediada em Braga e com um espírito jovem, a iPUM privilegia os instrumentos tradicionais do Minho como bombos, timbalões e caixas. As gaitas-de-foles também têm vindo a adquirir uma participação essencial nos espectáculos do grupo, juntamente com as danças tradicionais europeias e com as artes circenses.

Apesar de ser uma recente associação cultural de estudantes da Universidade do Minho, a iPUM conta já com uma vasta experiência em actuações nos cantos mais pitorescos de Portugal e além fronteiras. Desde a sua fundação em Julho de 2008, a iPUM marcou já presença no maior festival de percussão do país – “Portugal a Rufar” –, em alguns dos mais importantes festivais folk do país e em diversas arruadas, festas e romarias portuguesas. Dada a sua versatilidade, a iPUM encontra-se capaz de assegurar, além de espectáculos de palco, desfiles de rua, adequando a sua sonoridade aos mais variados contextos.

O porquê da iPUM

A iPUM surgiu da vontade e necessidade de “fazer música” reinventando tradições. Não se cingindo à academia, a iPUM visa o desenvolvimento de projectos sociais, tais como formação para crianças e adultos.

A sua criação pretendeu colmatar o vazio existente em termos de associações de percussão enquanto grupos culturais universitários. Criar dinamismo dentro e fora da comunidade académica, promovendo a percussão universitária mediante inovação, divulgação e aplicação da música, ao mesmo tempo que preserva as suas raízes mais tradicionais.

Quais os objectivos

Instituir-se a nível nacional como uma referência ao nível da percussão universitária, assim como um exemplo em termos de vitalidade e vivacidade dentro da academia. Dar a conhecer as tradições minhotas a alunos recém-chegados à academia, potenciando a sua integração no meio académico. Dar a qualquer elemento a oportunidade de aprender a tocar um instrumento de percussão, ao mesmo tempo que tenta ir ao encontro das raízes celtas.

Ter um papel pró-activo no seio da comunidade mais ampla: aumentar a interacção entre a universidade, as comunidades locais e as instituições sociais, mediante participação e envolvimento em eventos por estas promovidos, ou propostos pela própria iPUM.