iPUM

Historial 2010

...
05 de Janeiro de 2010
A Associação de Percussão da Universidade do Minho esteve no passado dia 5 de Janeiro por terras da vizinha Espanha. Pelo segundo ano consecutivo os iPUM marcaram presença na famosa Cabalgata de Reyes na cidade de Monforte de Lemos, província de Lugo, Galiza.
...
15 de Janeiro de 2010
Foi na passada sexta-feira, dia 15 de Janeiro, que a iPUM contribuiu com um gostinho especial para o sarau festivo do 22º Colóquio Internacional da ADMEE (Associação para o Desenvolvimento de Metodologias de Avaliação em Educação).

...
24 de Janeiro de 2010
No passado domingo, dia 24 de Janeiro, a iPUM marcou presença na conceituada Feira do Fumeiro e Presunto de Barroso. O Pavilhão Multiusos de Montalegre foi o palco da XIX edição da Feira que no seu último dia contou com a animação dos azuis.
...
16 de Fevereiro de 2010
As gentes de Tabuado, freguesia de Marco de Canaveses, saíram à rua para festejar o Entrudo, na passada terça-feira, dia 16 de Fevereiro. A iPUM fez questão de se juntar à festa e animou o público presente ao longo do desfile de Carnaval.

...
25 de Fevereiro de 2010
A iPUM foi convidada pelo núcleo estudantil para uma pequena actuação dia 25 de Fevereiro, pelas 19h45 na cantina do campus de Gualtar da Universidade do Minho.
...
08 de Março de 2010
A iPUM (Associação de Percussão da Universidade do Minho) inaugurou a Semana da LEI 2010.

...
24 de Março de 2010
A iPUM esteve presente no Julgamento do Caloiro da Academia/Guimarães.
...
14 a 17 de Abril de 2010
A primeira edição do festival organizado pela iPUM reuniu em Braga grandes nomes da percussão, gaita-de-foles e danças tradicionais...O Panças acabou em grande no dia 17 de Abril, com as actuações de Galandum Galundaina, Velha Gaiteira e iPUM.

...
19 de Abril de 2010
Os azuis marcaram presença no Congresso Mundial em Comunicação e Artes (WCCA’2010) que teve lugar no campus de Azurém da Universidade do Minho.
...
01 de Maio de 2010
A iPUM (Associação de Percussão Universitária do Minho) rumou ao Bar do Ar em Caldelas para participar num encontro de parapentistas, o 1º Festival Ícaro de Caldelas.

...
05 de Maio de 2010
A iPUM (Associação de Percussão Universitária do Minho) esteve presente na gala da 3ª edição do Festival de curtas-metragens organizado pelo CineFOCUM, núcleo de cinema da Universidade do Minho.
...
11 de Maio de 2010
O Gatódromo recebeu e vibrou com a iNERGIA dos azuis celeste. Numa actuação que deu a volta ao recinto, passando por todas as barracas que o preencheram, dezenas de “i”s puxaram pelos estudantes minhotos fazendo-os tirar o pé do chão.

...
14 de Maio de 2010
A iPUM (Associação de Percussão Universitária do Minho) foi convidada a participar no sarau artístico-cultural que animará a cerimónia. Os azuis fizeram parte duma cerimónia que pretendeu reconhecer publicamente o mérito de cidadãos e entidades que se têm vindo a destacar na cidade de Braga.
...
13 de Junho de 2010
A iPUM, tendo-se associado ao grupo de percussão do projecto T3tris que tem uma intervenção social e que trabalha com crianças desfavorecidas de alguns bairros de Braga, realizou algumas actuações pelas ruas da cidade.

...
19 de Junho de 2010
A iPUM (Associação de Percussão Universitária do Minho) teve uma participação especial no Sarau Desportivo que encerrou o evento.
...
30 de Junho de 2010
A iPUM, tendo-se associado ao grupo de percussão do projecto T3tris que tem uma intervenção social e que trabalha com crianças desfavorecidas de alguns bairros de Braga, realizou algumas actuações pelas ruas da cidade.

...
03 de Julho de 2010
A iPUM (Associação de Percussão Universitária do Minho) esteve presente nas festividades do aniversário do Centro Cultural e Social de Santo Adrião.
...
10 de Julho de 2010
A convite da ADCL – Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais, a iPUM foi convidada a actuar na XVI Feira da Terra a decorrer de 08 a 11 de Julho de 2010, no Terreiro da Vila de S.Torcato, Guimarães.

...
13 de Julho de 2010
Em Fafe, no último dia das Festas da Cidade, os azuis abriram o cortejo da tradicional Marcha Luminosa. Já no fim da noite, os iPUM e cerca de uma dezena de carros alegóricos, antecedidos de uma grandiosa sessão de fogo-de-artifício, encerraram as festas e, honra de N.ªS.ª de Antime.
...
16 de Julho de 2010
Tal como no ano passado, o Celtamente é um encontro-recriação do período celta. Procura recrear uma Aldeia Celta, inspirado no que nos chegou até hoje, desde o final da Idade do Ferro até à queda do Império Romano (período áureo da tradição e cultura celta). A iPUM foi então convidada a participar nesta festa, localizada em Santa Eulália - Barcelos.

...
17 de Julho de 2010
A freguesia de Nogueiró levou a cabo um festival de música tradicional intitulado “Castro Galaico Festival de Nogueiró-Música e Tradição”. A iPUM também se fez justa a esta festa ,durante todo o sábado, criando momentos de música e tradição.
...
24 de Julho de 2010
Prometendo levar toda a sua iRREVERÊNCIA à cidade de Barroselas, os azuis invadiram as ruas da vila ao ritmo da sua percussão. Já à noite e antes da actuação do quarteto folk “Bailenda”, os iPUM cativaram um público animado com danças e gaitadas.

...
31 de Julho de 2010
Os “i”s fizeram parte da animação da XI Feira das Artes e Ofícios Tradicionais de Soajo. O Largo do Eiró foi palco de um espectáculo de percussão e de danças tradicionais.
...
01 a 05 de Agosto de 2010
Rumando a Miranda do Douro para participar no Festival organizado pelo grupo Galandum Galundaina: “L Burro i L Gueiteiro”, os iPUM fizeram parte do cartaz e resistiram até ao último dia com a IRREVERÊNCIA e a INOVAÇÃO que os caracteriza.

...
13 de Agosto de 2010
A iPUM marcou presença na celebração da Noite das Bruxas de Montalegre. A arruada culminou numa meia-lua na Praça Municipal de Montalegre com muita percussão e danças que serviram para animar a acalorada tarde de sexta-feira. À noite e após a tradicional Queimada, os azuis fizeram parte de um espectáculo reconhecido nacionalmente e que contou com uma assistência de milhares de pessoas.
...
14 de Agosto de 2010
Os azuis, convidados pela Associação de Festas desta freguesia de Arcos de Valdevez, animaram a festa de Santo António durante todo o sábado. Com arruadas e actuações junto à Igreja e à Casa do Povo do Soajo.

...
19 de Agosto de 2010
Na cidade portuense de Penafiel, deu-se a IV Festa do Caldo de Quintandona, dedicada à gastronomia da região e à divulgação cultural. O as ruas do festival contou com a animação da iPUM. Mais tarde, os Roncos do Diabo presentearam o público com o seu variado repertório e contaram nas duas últimas músicas com a colaboração da iPUM.
...
20 de Setembro de 2010
A iPUM esteve presente numa das actividades da Semana de Acolhimento ’10 da Universidade do Minho (UM). O sarau cultural sob o nome “Leite Condensado”, contou com as actuações dos grupos culturais da academia minhota e decorreu no Anfiteatro natural da Universidade. Os azuis encerraram a noite com uma actuação em tudo diferente dos demais.

...
21 de Setembro de 2010
Convidados a marcar presença no arraial Azeiteiro, organizado pela Azeituna (Tuna de Ciências da UM), os ipunianos actuaram perante um público jovem de doutores, engenheiros e alunos Erasmus, mas essencialmente de caloiros da Universidade do Minho.
...
01 de Outubro de 2010
A Percussão Universitária do Minho promoveu o Dia Internacional da Música na cidade de Braga. Em apoio à organização NAAM (Núcleo de Apoio às Artes Musicais), os azuis invadiram o centro da cidade durante o fim de tarde e início de noite do Dia da Música.

...
06 de Outubro de 2010
Os azuis deram música aos caloiros presentes no Jantar do Caloiro 2010 organizado pela Gatuna – Tuna Universitária do Minho. A cantina do pólo de Gualtar encheu-se de novos alunos, numa noite que contou com as actuações de alguns grupos culturais da melhor academia do país.
...
15 de Outubro de 2010
A iPUM participou numa Acção Solidária levada a cabo pela Junta de Freguesia de São Victor. Inserido na Campanha "Maratona Cultural e de Solidariedade +(mais)”, teve lugar no Auditório do I.P.J. em Braga, um Sarau Cultural e de Solidariedade + (mais).

...
16 de Outubro de 2010
A percussão ipuniana participou na IV Festa das Vindimas de Ponte da Barca. A tarde dos barquenses foi animada pelos ritmos percussionistas que levaram os azuis às principais artérias da vila nortenha.
...
05 de Novembro de 2010
Convidados a animar o Jantar Convívio do 2 º Congresso Internacional de Avaliação em Educação, os azuis não se fizeram rogados e no meio de muita comida e bebida puseram todo o público a bailar ao som dos seus ritmos tradicionais portugueses.

...
09 de Novembro de 2010
O ritmo "i" acrescentou brilho à cerimónia de inauguração do Gabinete do Empreendedor da Associação Académica da UMinho (AAUM).
...
07 de Dezembro de 2010
A Associação de Percussão Universitária do Minho foi convidada a aquecer o jantar de Natal da Residência Universitária Prof. Doutor Lloyd . Uma iniciativa patrocinada pelos SASUM.

...
12 de Dezembro de 2010
Os “i”s animam o "Concurso de Talentos" organizado pelo Centro Cultural e Social de Santo Adrião com a colaboração do Projecto T3tris.
...
27 a 31 de Dezembro de 2010
Para finalizar em grande mais um ano repleto de actuações, a iPUM saiu de Braga e marcou presença no GEADA 2010 – III Festival de Cultura Tradicional das Terras de Miranda.