iPUM

Espectáculo

Inovação e Irreverência
A iPUM enquanto associação dinamizadora da cultura tradicional apresenta-se ao público através da percussão que se faz acompanhar das gaitas-de-foles. As actuações que ecoam a música das nossas raízes tornam-se um convite às danças tradicionais, serviço que a iPUM também disponibiliza.
Percussão

Os ipunianos apresentam um repertório de percussão que além de originais é também resultado da colecta de ritmos e batidas do mundo com especial atenção às origens portuguesas. Seja através de arruadas ou actuações de palco, a IPUM oferece um espectáculo que se pauta pela irreverência, inovação e infinito de sensações.

Gaita-de-foles

Impossível dissociar o som da gaita de foles da percussão. Um instrumento de raízes celta que em cada espectáculo conquista o público e, por tal, um lugar de destaque nas actuações ipunianas.

Danças Tradicionais

Os ritmos da percussão e das melodias entoadas pela gaita-de-foles reportam o público para os ancestrais bailes. Assim os ipunianos dão espaço nas suas actuações para as inúmeras danças tradicionais portuguesas e europeias como o Pingacho e o Malhão. As danças de par, em quadra ou em grupo maior, com passos de fácil execução, protagonizam o momento de maior interacção com o público.