iPUM

Actuações

Portugal de lés-a-lés e não só!!
As "rufadas e bombadas" dos iPUM têm sempre lugar reservado na memória! Disto mesmo poderiam falar as gentes de alguns dos lugares que já calcorreamos por esse Portugal fora, lugares esses que nos permitiriam já fazer um roteiro de um país pouco conhecido mas belo e com raízes culturais distintas ainda que iguais nas cores da bandeira nacional. Fica então uma breve pitada do já vivido…


30 de Novembro de 2011
Pela primeira vez a iPUM foi convidada a participar numa das atividades mais históricas da nossa Academia: a récita do 1º de dezembro. É com prazer que os azuis participam no 1º de dezembro, em conjunto com os restantes grupos culturais da UM, o certame ideal para despertar a paixão estudantil pela música.


16 de Outubro de 2011
A Associação de Percussão Universitária do Minho orgulha-se de ter participado na 1ª Corrida Vital. Uma corrida de atletismo que teve por objectivo incutir hábitos saudáveis na população através de rastreios gratuitos e recolher donativos para a compra de uma cadeira de rodas.


15 de Outubro de 2011
A iPUM contribuiu para a Maratona CULTURAL e de SOLIDARIEDADE com mais uma irreverente atuação. Pelo segundo ano consecutivo, os azuis despertaram o auditório do IPJ (Instituto Português da Juventude) em Braga, para a responsabilidade social através de ritmos contagiantes.

12 de Outubro de 2011
A iPUM deu as boas-vindas aos novos alunos da Universidade do Minho num jantar animado por vários grupos culturais desta academia. Uma atuação que mereceu os melhores elogios dos meios de comunicação social da UM.



05 de Outubro de 2011
A convite da AAUM, a iPUM participou no desfile da Latada que, na tarde de dia 5 de Outubro, encheu as ruas do centro histórico de Guimarães de muitos caloiros, doutores e engenheiros, sem falar nas latas, bastante ruidosas. Os azuis fecharam o desfile com muitas gaitadas e ritmos tradicionais.




01 de Outubro de 2011
Festejou-se o Dia Internacional da Música. A iPUM juntou-se à festa na cidade de Braga numa iniciativa apelidada “M-Day”.




01 de Outubro de 2011
A primeira experiência da iPUM em animação de casamentos decorreu em Vila Praia de Âncora. Todas as personagens deste conto de fadas azul foram brindadas com muito ritmo irreverente na música e na dança. O final desta união só podia ser: "e viveram felizes para sempre".




26 de Setembro de 2011
À semelhança dos anos anteriores a iPUM deu as boas-vindas aos novos alunos da melhor Academia do país. Teve lugar no Anfiteatro Natural do campus de Gualtar o já habitual Sarau Cultural, que contou com a presença de todos os grupos culturais da UM.


02 a 07 de Setembro de 2011
iPUM Tour 2011. A iPUM fez uma digressão na Europa de Leste com a participação de 14 elementos do Grupo. A principal paragem foi o "The Budapest International Wine Festival 7-11 September 2011". A digressão azul contou também com passagens em Viena e em Bratislava, de carácter mais recriativo, mas nunca esquecendo o seu principal objectivo: a divulgação da cultura tradicional portuguesa.





27 de Agosto de 2011
A Associação de Percussão Universitária do Minho marcou presença no cineteatro de Fafe para animar os cerca de 300 convidados pela Federação de Andebol de Portugal (FAP).




18 a 20 de Agosto de 2011
A iPUM esteve presente nos 3 dias do festival “Ecos na Terra” em Celorico de Basto, sempre pronta para animar e espalhar os seus ritmos tradicionais pelos festivaleiros com muita música, dança e diversão.



14 de Agosto de 2011
Cortejo Cultural e Etnográfico em Valença. O Cortejo contou com 26 carros alegóricos, centenas de figurantes, duas bandas de música e dois grupos de Percussão. Os iPUM participaram neste desfile, emprestando um colorido azul às festas de Valença.

12 de Agosto de 2011
A iPUM rumou a Vila Real para animar a esplanada e ruas circundantes do Teatro de Vila Real.





12 de Agosto de 2011
A Associação de Percussão Universitária do Minho marcou presença no encerramento dos festejos do Ano da Juventude. O Espaço SYNERGIA festejou também o seu 7º aniversário com um almoço animado por ritmos e danças tradicionais.




06 de Agosto de 2011
Pelo terceiro ano consecutivo a iPUM foi convidada a animar a Feira das Artes e Oficios Tradicionais do Soajo. De 5 a 7 de Agosto a vila recebeu a edição de 2011 do Festival do vinho, da broa e dos enchidos.

25 de Julho de 2011 - A iPUM, a convite do Departamento de Intercâmbios do Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho (UMinho) e coordenado pelo Comité de Intercâmbios da International Federation of Medical Students’ Associations, animou a International Food and Drink Party do intercâmbio de estudantes de medicina de todo o mundo.
 
 20 de Julho de 2011 - A iPUM voltou ao “Verão Total” da RTP1 este ano depois da sua primeira actuação televisiva em 2008. “Verão Total” é um programa criado pela Rádio Televisão Portuguesa que percorre todo o Portugal para promover as suas regiões.






15 e 16 de Julho de 2011
Os iPUM animaram os 2 dias da segunda edição do festival de música tradicional intitulado “Castro Galaico Festival de Nogueiró-Música e Tradição”. Um festival que primou mais uma vez pela excelente oferta cultural e um público muito participativo em todos os espectáculos.




09 de Julho de 2011
Ainda embalados da actuação na Feira da Terra em S. Torcato, os iPUM foram animar a noite da "A Festa no Bairro" da freguesia de S. Victor em Braga. A iPUM aproveitou ainda a ocasião para agradecer à J.F. de São Victor o apoio desde a formação da associação, acariciando a junta e seu representante, presidente Dr. Firmino Marques, com o título de sócio honorário da iPUM.




09 de Julho de 2011
A iPUM participou pelo 4º ano consecutivo na feira da terra em S.Torcato. Repetindo-se o convite da Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais, os azuis actuaram numa bela tarde de Sábado dando um colorido especial a esta festa.


06 de Julho de 2011
Os iPUM actuaram no XXII Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Química. De 3 a 6 de Julho de 2011 o Parque de Exposições de Braga recebeu este Encontro sob o tema “Cem anos de química em Portugal”.




03 de Julho de 2011
A Associação de Percussão Universitária do Minho esteve presente nas festividades do 28º aniversário do Centro Cultural e Social de Santo Adrião.




19 de Junho de 2011
Os iPUM realizaram uma alvorada musical em Vila Nova (Montalegre). As gaitadas e ritmos enérgicos da arruada azul despertaram os habitantes de Vila Nova para as celebrações da festa da Santíssima Trindade.
16 a 17 de Junho de 2011
A Associação de Percussão Universitária do Minho no projecto multi-cultural Vila, em Braga. No dia 16 a actuação começou com uma arruada com malabares de fogo à qual se seguiu um espectáculo de percussão e danças tradicionais portuguesas. No dia 17 a iPUM colaborou com os Velha Gaiteira tendo participado em 3 temas da banda.


06 a 09 de Junho de 2011
A iPUM realizou um conjunto de 7 actuações em vários polos da Resinorte (Riba d´Ave, Marco de Canaveses, Celorico de Basto, Boticas e Lamego ). As actividades de consciencialização ecológica abrangeram cerca de 1000 crianças destes distritos e estavam enquadradas na celebração do "Dia Mundial do Ambiente". Os azuis animaram o final da visita destes jovens estudantes nos diferentes centros de tratamentos de resíduos.


13 de Maio de 2011
A Associação de Percussão Universitária do Minho faz mais uma vez parte da celebração "Sexta-feira 13", um grandioso espectáculo que se realiza todas as sextas-feiras 13 do ano, no Castelo de Montalegre.

12 de Maio de 2011
Os azuis animaram o jantar da VII Conferência Internacional de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação - Challenges 2011.


11 de Maio de 2011
A Associação de Percussão Universitária do Minho abriu a 5ª noite das Monumentais Festas do Enterro da Gata, desta vez para o warm-up do Quim Barreiros.



03 de Maio de 2011
A iPUM marcou presença na 1ª Conferência Internacional em Aplicações da Óptica e da Fotónica que se realizou no Hotel Meliá de Braga.

02 de Maio de 2011
Numa parceria com a Póvoa de Lanhoso, a iPUM actuou juntamente com o grupo de percussão Trupe-Tap, formado por jovens com idades entre os 13 e os 16 anos, durante a IV Semana Aberta da EPAVE.


16 de Abril de 2011
A Associação de Percussão Universitária do Minho alia-se à causa "Um abraço pelas Sete Fontes" e dá o seu contributo solidário pela protecção e preservação do Monumento.


20 de Março de 2011
A Associação de Percussão Universitária do Minho voltou a marcar presença em Vila Verde, desta vez na feira anual de Valbom em honra de S. José.

14 de Março de 2011
A iPUM foi, pelo segundo ano consecutivo, convidada a abrilhantar o início de uma semana dedicada à Licenciatura em Engenharia Informática, organizada pelo CESIUM da Universidade do Minho.

08 de Março de 2011
A convite da ACRN (Associação Cultural e Recreativa de Negrelos) os azuis do Minho marcaram presença na 31ª edição do Desfile de Carnaval de Negrelos.

30 de Janeiro de 2011
Os i's retornaram à Feira do Fumeiro de Montalegre, para festejar e animar a sua vigésima edição.

19 de Janeiro de 2011
Os iPUM foram convidados a dar um toque musical à festa da Feira de São Sebastião, na freguesia de Prado da cidade de Vila Verde.


16 de Janeiro de 2011
Numa altura séria para o país, e em tempo de eleições presidenciais, a iPUM percorreu animadamente as ruas de Braga com mais uma das suas manifestas arruadas.


27 a 31 de dezembro de 2010
Para finalizar em grande mais um ano repleto de actuações, a iPUM saiu de Braga e marcou presença no GEADA 2010 – III Festival de Cultura Tradicional das Terras de Miranda.

12 de dezembro de 2010
Os “i”s animam o "Concurso de Talentos" organizado pelo Centro Cultural e Social de Santo Adrião com a colaboração do Projecto T3tris.

07 de dezembro de 2010
A Associação de Percussão Universitária do Minho foi convidada a aquecer o jantar de Natal da Residência Universitária Prof. Doutor Lloyd . Uma iniciativa patrocinada pelos SASUM.

09 de novembro de 2010
O ritmo "i" acrescentou brilho à cerimónia de inauguração do Gabinete do Empreendedor da Associação Académica da UMinho (AAUM).

05 de novembro de 2010
Convidados a animar o Jantar Convívio do 2 º Congresso Internacional de Avaliação em Educação, os azuis não se fizeram rogados e no meio de muita comida e bebida puseram todo o público a bailar ao som dos seus ritmos tradicionais portugueses.

16 de outubro de 2010
A percussão ipuniana participou na IV Festa das Vindimas de Ponte da Barca. A tarde dos barquenses foi animada pelos ritmos percussionistas que levaram os azuis às principais artérias da vila nortenha.

15 de outubro de 2010
A iPUM participou numa Acção Solidária levada a cabo pela Junta de Freguesia de São Victor. Inserido na Campanha "Maratona Cultural e de Solidariedade +(mais)”, teve lugar no Auditório do I.P.J. em Braga, um Sarau Cultural e de Solidariedade + (mais).

06 de outubro de 2010
Os azuis deram música aos caloiros presentes no Jantar do Caloiro 2010 organizado pela Gatuna – Tuna Universitária do Minho. A cantina do pólo de Gualtar encheu-se de novos alunos, numa noite que contou com as actuações de alguns grupos culturais da melhor academia do país.

01 de outubro de 2010
A Percussão Universitária do Minho promoveu o Dia Internacional da Música na cidade de Braga. Em apoio à organização NAAM (Núcleo de Apoio às Artes Musicais), os azuis invadiram o centro da cidade durante o fim de tarde e início de noite do Dia da Música.

21 de setembro de 2010
Convidados a marcar presença no arraial Azeiteiro, organizado pela Azeituna (Tuna de Ciências da UM), os ipunianos actuaram perante um público jovem de doutores, engenheiros e alunos Erasmus, mas essencialmente de caloiros da Universidade do Minho.

20 de setembro de 2010
A iPUM esteve presente numa das actividades da Semana de Acolhimento ’10 da Universidade do Minho (UM). O sarau cultural sob o nome “Leite Condensado”, contou com as actuações dos grupos culturais da academia minhota e decorreu no Anfiteatro natural da Universidade. Os azuis encerraram a noite com uma actuação em tudo diferente dos demais.

18 de setembro de 2010
Na cidade portuense de Penafiel, deu-se a IV Festa do Caldo de Quintandona, dedicada à gastronomia da região e à divulgação cultural. O as ruas do festival contou com a animação da iPUM. Mais tarde, os Roncos do Diabo presentearam o público com o seu variado repertório e contaram nas duas últimas músicas com a colaboração da iPUM.

14 de agosto de 2010
Os azuis, convidados pela Associação de Festas desta freguesia de Arcos de Valdevez, animaram a festa de Santo António durante todo o sábado. Com arruadas e actuações junto à Igreja e à Casa do Povo do Soajo.

13 de agosto de 2010
A iPUM marcou presença na celebração da Noite das Bruxas de Montalegre. A arruada culminou numa meia-lua na Praça Municipal de Montalegre com muita percussão e danças que serviram para animar a acalorada tarde de sexta-feira. À noite e após a tradicional Queimada, os azuis fizeram parte de um espectáculo reconhecido nacionalmente e que contou com uma assistência de milhares de pessoas.

01 a 05 de agosto de 2010
Rumando a Miranda do Douro para participar no Festival organizado pelo grupo Galandum Galundaina: “L Burro i L Gueiteiro”, os iPUM fizeram parte do cartaz e resistiram até ao último dia com a IRREVERÊNCIA e a INOVAÇÃO que os caracteriza.

31 de julho de 2010
Os “i”s fizeram parte da animação da XI Feira das Artes e Ofícios Tradicionais de Soajo. O Largo do Eiró foi palco de um espectáculo de percussão e de danças tradicionais.

24 de julho de 2010
Prometendo levar toda a sua iRREVERÊNCIA à cidade de Barroselas, os azuis invadiram as ruas da vila ao ritmo da sua percussão. Já à noite e antes da actuação do quarteto folk “Bailenda”, os iPUM cativaram um público animado com danças e gaitadas.

17 de julho de 2010
A freguesia de Nogueiró levou a cabo um festival de música tradicional intitulado “Castro Galaico Festival de Nogueiró-Música e Tradição”. A iPUM também se fez justa a esta festa ,durante todo o sábado, criando momentos de música e tradição.

16 de julho de 2010
Tal como no ano passado, o Celtamente é um encontro-recriação do período celta. Procura recrear uma Aldeia Celta, inspirado no que nos chegou até hoje, desde o final da Idade do Ferro até à queda do Império Romano (período áureo da tradição e cultura celta). A iPUM foi então convidada a participar nesta festa, localizada em Santa Eulália - Barcelos.

13 de julho de 2010
Em Fafe, no último dia das Festas da Cidade, os azuis abriram o cortejo da tradicional Marcha Luminosa. Já no fim da noite, os iPUM e cerca de uma dezena de carros alegóricos, antecedidos de uma grandiosa sessão de fogo-de-artifício, encerraram as festas e, honra de N.ªS.ª de Antime.

10 de julho de 2010
A convite da ADCL – Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais, a iPUM foi convidada a actuar na XVI Feira da Terra a decorrer de 08 a 11 de Julho de 2010, no Terreiro da Vila de S.Torcato, Guimarães.


03 de julho de 2010
A iPUM (Associação de Percussão Universitária do Minho) esteve presente nas festividades do aniversário do Centro Cultural e Social de Santo Adrião.


30 de junho de 2010
A iPUM, tendo-se associado ao grupo de percussão do projecto T3tris que tem uma intervenção social e que trabalha com crianças desfavorecidas de alguns bairros de Braga, realizou algumas actuações pelas ruas da cidade.

19 de junho de 2010
A iPUM (Associação de Percussão Universitária do Minho) teve uma participação especial no Sarau Desportivo que encerrou o evento.

13 de junho de 2010
A iPUM, tendo-se associado ao grupo de percussão do projecto T3tris que tem uma intervenção social e que trabalha com crianças desfavorecidas de alguns bairros de Braga, realizou algumas actuações pelas ruas da cidade.

14 de maio de 2010
A iPUM (Associação de Percussão Universitária do Minho) foi convidada a participar no sarau artístico-cultural que animará a cerimónia. Os azuis fizeram parte duma cerimónia que pretendeu reconhecer publicamente o mérito de cidadãos e entidades que se têm vindo a destacar na cidade de Braga.

11 de maio de 2010
O Gatódromo recebeu e vibrou com a iNERGIA dos azuis celeste. Numa actuação que deu a volta ao recinto, passando por todas as barracas que o preencheram, dezenas de “i”s puxaram pelos estudantes minhotos fazendo-os tirar o pé do chão.

05 de maio de 2010
A iPUM (Associação de Percussão Universitária do Minho) esteve presente na gala da 3ª edição do Festival de curtas-metragens organizado pelo CineFOCUM, núcleo de cinema da Universidade do Minho.

01 de maio de 2010
A iPUM (Associação de Percussão Universitária do Minho) rumou ao Bar do Ar em Caldelas para participar num encontro de parapentistas, o 1º Festival Ícaro de Caldelas.

19 de Abril de 2010
Os azuis marcaram presença no Congresso Mundial em Comunicação e Artes (WCCA’2010) que teve lugar no campus de Azurém da Universidade do Minho.


14 a 17 de Abril de 2010
A primeira edição do festival organizado pela iPUM reuniu em Braga grandes nomes da percussão, gaita-de-foles e danças tradicionais...O Panças acabou em grande no dia 17 de Abril, com as actuações de Galandum Galundaina, Velha Gaiteira e iPUM.

24 de março de 2010A iPUM esteve presente no Julgamento do Caloiro da Academia/Guimarães.

08 de Março de 2010
A iPUM (Associação de Percussão da Universidade do Minho) inaugurou a Semana da LEI 2010.

25 de fevereiro de 2010
A iPUM foi convidada pelo núcleo estudantil para uma pequena actuação dia 25 de Fevereiro, pelas 19h45 na cantina do campus de Gualtar da Universidade do Minho.

16 de fevereiro de 2010
As gentes de Tabuado, freguesia de Marco de Canaveses, saíram à rua para festejar o Entrudo, na passada terça-feira, dia 16 de Fevereiro. A iPUM fez questão de se juntar à festa e animou o público presente ao longo do desfile de Carnaval.

24 de janeiro de 2010
No passado domingo, dia 24 de Janeiro, a iPUM marcou presença na conceituada Feira do Fumeiro e Presunto de Barroso. O Pavilhão Multiusos de Montalegre foi o palco da XIX edição da Feira que no seu último dia contou com a animação dos azuis.

15 de janeiro de 2010
Foi na passada sexta-feira, dia 15 de Janeiro, que a iPUM contribuiu com um gostinho especial para o sarau festivo do 22º Colóquio Internacional da ADMEE (Associação para o Desenvolvimento de Metodologias de Avaliação em Educação).

05 de janeiro de 2010
A Associação de Percussão da Universidade do Minho esteve no passado dia 5 de Janeiro por terras da vizinha Espanha. Pelo segundo ano consecutivo os iPUM marcaram presença na famosa Cabalgata de Reyes na cidade de Monforte de Lemos, província de Lugo, Galiza.

09 de Dezembro de 2009
Frente a uma plateia repleta de crianças imbuídas no espírito da quadra natalícia, a iPUM contagiou a sala durante uma breve actuação e pôs todas as crianças a bater palmas e a saltar ao som das nossas batidas, típicas de qualquer quadra.

08 de Setembro de 2009
Um ano após lá terem estado a animar a famosa festa pela qual passaram mais de 30 mil pessoas, a iPUM voltou a dar mais um espectáculo na XIII Feira da Castanha - Castmonte 2009 em Carrazedo de Montenegro.

09 de Outubro de 2009
Na freguesia de Soalhães em Marco de Canaveses, os Azuis prometem animaram a noite à sua moda académica espalhando o seu jovem espírito e contagiando jovens e graúdos a seguir o ritmo das sua musicalidade e boa disposição.

09 de Outubro de 2009
A onda azul começou na freguesia de Maximinos e alongado-se até ao centro de Bracara Augusta, onde permaneceu até ao fim da tarde espalhando a sua boa disposição.

05 de Outubro de 2009
A iPUM voltou a ser convidada para animar uma campanha de rua que teve inicio durante a amanhã chegando ao seu fim ao meio da tarde, tendo corrido as ruas de Gondizalves (Braga) a pente fino.

03 de Outubro de 2009
A iPUM deu mais uma vez o seu contributo para a animação da noite Marcoense, iOcupando o Largo da Câmara Municipal para animar uma arruada.

01 de Outubro de 2009
Actuação na cantina universitária de Gualtar. Os iPUM animaram o jantar da comunidade universitária. Esta actuação foi efectuada a convite dos serviços de acção social da Uminho e mostra mais uma vez a boa interacção entre a Universidade e os seus alunos.

29 de Setembro de 2009
A convite do Núcleo de Estudantes de Medicina da UM....os "i´s" deram um pequeno espectáculo num churrasco «medicinal» organizado para os novos alunos de Medicina na Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho.

22 de Setembro de 2009
..."cidade Berço" para mais uma arruada na linda e cultural cidade património da humanidade...Guimarães.

22 de Setembro de 2009
Os iPUM actuaram no centro da "Augusta" cidade, numa arruada...

21 de Setembro de 2009
Pela primeira vez, a iPUM apresentou-se à Universidade do Minho, numa actividade inserida no Acolhimento '09, organizada pela Associação Académica da Universidade do Minho.

19 de Setembro de 2009
A percussão da iPUM andou pelo Mercado Municipal e no casco velho da cidade de Braga.

18 de Setembro de 2009
iPUM animaram mais uma campanha política, desta vez nas ruas de São Victor em Braga.

17 de Setembro de 2009
As ruas da freguesias de São Lázaro viram a iPUM passar por lá para animar as campanhas políticas.

12 de Setembro de 2009
A freguesia bracarense de Vilaça recebeu a Associação de Percussão Universitária do Minho, iPUM, contratada para actuar numa acção de pré-campanha autárquica.

11 de Setembro de 2009
A iPUM deslocou-se à Escola Profissional de Braga (EPB) para fazer uma demonstração das suas sonoridades na cerimónia de atribuição de prémios de mérito escolar.

05 de Setembro de 2009
A iPUM marcou presença no mais recente festival de musica folk do país, o Arredas Folk Fest. Esta primeira edição do festival decorreu nos dias 4 e 5 de setembro na freguesia de Tregosa, Barcelos.

29 de Agosto de 2009
A iPUM rumou mais uma vez a Marco de Canaveses, desta feita para prestigiar a inauguração do Complexo Desportivo do Marco de Canaveses. Os I’s, posicionados no meio-campo do mais recente relvado sintético, deram o mote para uma animada partida de futebol.

12 de Agosto de 2009
A iPUM marcou presença na inauguração do centro jovem de Santo Adrião - Synergia. Com a presença dos responsáveis autárquicos os iPUM finalizaram a cerimónia de inauguração do novo espaço cultural e recreativo de Braga.

02 de Agosto de 2009
Os iPUM participaram na IX edição do Encontro de Bombos e Gaitas de Foles "Cidade de Barcelos". Organizado pelo município de barcelense e integrado na vigésima sétima Mostra de Artesanato e Cerâmica de Barcelos, contou com um vasto desfile de grupos de percussão, no qual os iPUM foram o prato principal.

01 de Agosto de 2009
A iPUM marcou presença na "Feira das Artes e Ofícios Tradicionais" do Soajo, Arcos de Valdevez. Convidados pela ARDAL, Município dos Arcos de Vadevez, Junta de Freguesia do Soajo e Rádio Valdevez os ipum presentiaram os habitantes das bela Vila com ritmos e calorosos abraços.

31 de Julho de 2009
A iPUM esteve presente em Panóias, freguesia urbana de Braga, naquela que foi uma noite de música tradicional, percussão e danças. A convite do Núcleo de Apoio às Artes Musicais, a noite foi dedicada ao reviver das tradições mais ancestrais.

25 de Julho de 2009
Os i's regressaram às ruas Monforte de Lemos em Espanha, animando a festa do Rio Cabe 2009. Esta festa de celebra o rio Cabe e tudo o que ele representa para a cidade de Monforte de Lemos.

07 a 21 de Julho de 2009
A iPUM participou no acampamento "Liberdade 2009" em Oliveira do Hospital - Rio Alva. Nos vários dias do evento, proporcionamos aos campistas vários momentos musicais assim como diversos workshops de Danças tradicionais, flauta, percussão....

11 de Julho de 2009
A iPUM voltou à feira da terra em S.Torcato. Repetindo-se o convite da Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais, os azuis actuaram numa bela tarde de Sábado dando um colorido especial a esta festa.

27 de JuNho de 2009
A  iPUM a convite do Gabinete Desporto e Juventude da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, rumou para uma actuação no espaço Juventude e várias arruadas pela cidade. A actuação teve lugar no Largo Sacadura Cabral e acrescentou um ponto ao já povoado mapa "i".

21 de JuNho de 2009
Os azuis participaram na festa convívio do agrupamento de escuteiros de Montariol, em Braga.

20 de JuNho de 2009
A iPUM marcou presença nas Victoríadas 2009. Este sarau cultural e desportivo foi organizado pela Junta de Freguesia de S. Vitor. Os "i's" participaram neste evento como convidados especiais animando todos os participantes.

13 de JuNho de 2009
A convite do grupo Muzenza a iPUM marcou presença no 1º Festival Internacional de Capoeira em Vila Verde. A actuação sonorizou um show de capoeira onde a "i" diversidade ao tocou ritmos de maracatu e samba adaptados aos instrumentos tradicionais portugueses.

13 de JuNho de 2009
A iPUM aderiu ao projecto Marcha Mundial pela Paz e a não-violência que é organizado à escala mundial, a sua promoção em Braga teve início nesta actuação. a iPUM encheu Bracara Augusta com ritmo e musicalidade alegrando assim o público que acompanhava a Marcha.

29 de Maio de 2009
A convite da CM de Braga os iPUM actuaram em 2 momentos na noite de sexta da Braga Romana 2009. A actuação teve inicio num desfile e fim numa actuação de palco na praça municipal.

28 de Maio de 2009
O local foi uma vez mais as romanas ruas de Braga. Os iPUM animaram mais uma campanha de rua para as eleições europeias.

27 de Maio de 2009
Actuação em braga na campanha eleitoral para as europeias 2009. iPUM abriu a campanha de rua que começou no arco da porta nova tendo o seu final na avenida da liberdade.

12 de Maio de 2009
O gatódromo vibrou, mais uma vez, ao receber, a iPUM. Numa actuação que deu a volta ao recinto, passando por todas as barracas que o preencheram, os“i”s contagiaram os estudantes minhotos com a sua alegria e boa disposição.

11 de Maio de 2009
Actuação na noite de Segunda-feira das Monumentais Festas do Enterro da Gata. A convite da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) os iPUM abriram esta noite de festa académica com cerca de 40 elementos a actuar em perfeita sintonia.

09 de Maio de 2009
Os iPUM saíram às ruas de Braga para mais uma actuação memorável. A convite da organização da MGM os "i´s" abriram alas à manifestação deste movimento pelas ruas do centro de Braga.

23 de Abril de 2009
Actuação na cantina universitária de St. Tecla. Pelas 8:30 os iPUM animaram o jantar da comunidade desta residencial universitária. Esta actuação foi efectuada a convite do serviços de acção social da Uminho.

20 de Abril de 2009
Actuação na cantina universitária de Gualtar. Os iPUM animaram o jantar da comunidade universitária. Esta actuação foi efectuada a convite do serviços de acção social da Uminho e mostra mais uma vez a boa interacção entre a Universidade e os seus alunos.

24 de Fevereiro de 2009
Actuação no maior carnaval de Trás-os-Montes - Carnaval de Vilarandelo. Numa actuação a dois tempos os iPUM acordaram a população para o espírito carnavalesco durante a manhã. Durante a tarde animaram, mascarados de baralho de cartas, todo o corso carnavalesco.

22 de Fevereiro de 2009
Os iPUM marcam presença em Soutelo - Vila Verde, animando com a sua irreverência o desfile de Carnaval. Este desfile junta as crianças das escolas primárias da freguesia e da catequese, a organização desta actividade pertence ao Grupo de Cavaquinhos de Soutelo.

20 de Fevereiro de 2009
Os iPUM abrem a época carnavalesca junto dos jovens das escolas da freguesia de Real (Braga). Esta foi mais uma actuação em que ficou demonstrado o papel interventivo desta associação na vida da cidade onde nasceu, animando durante todo o percurso o corso carnavalesco.

04 de Fevereiro de 2009
Os iPUM actuaram na abertura do Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, associando-se uma vez mais a um evento cultural e divulgando a percussão minhota no mesmo.

03 de Janeiro de 2009
Os iPUM invadiram de cultura minhota a vizinha Galiza. A alegria incutida na tradicional Cabalgata de Reyes em Ourense teve ecos na imprensa minhota e galega.

03 de Janeiro de 2009
Os iPUM apoairam uma inicativa de solidariedade para com os Bombeiros Voluntários Celoricenses e Associação Protectora dos Animais Refúgio Certo, actuando no Winter Fest´09 em Celorico de Basto.

19 de Novembro de 2008
Os  iPUM brindaram a comunidade universitária (assim como os estudantes da galiza que se encontravam a participar nos jogos galaico-durienses que decorriam na Universidade do Minho) com uma actuação a porta do bar da cantina no campus de Gualtar.

08 de Outubro de 2008
Os IPUM animaram mais uma edição da Festa das Colheitas de Vila Verde. Entre o arraial e a feira, a romaria e a conversa, este evento, levado a cabo pela Câmara Municipal e por algumas associações culturais da região, é um espaço de promoção e dinamização do concelho.

31 de Agosto de 2008
Os IPUM rumaram em direcção à terra do "Galo". Nomeadamente, e a convite da Câmara Municipal de Barcelos, os IPUM actuaram nas comemorações dos 80 anos da elevação de Barcelos a cidade.

16 de Agosto de 2008
Os IPUM estiveram na Póvoa de Lanhoso. A convite da Câmara local e da Associação Turística da Póvoa de Lanhoso, desfilaram e percussionaram na ModaLanhoso, evento que pretende divulgar os trabalhos locais de pessoas que se dedicam à alta costura... tradicional.

09 de Agosto de 2008
A convite da Associon Castromao, de Celanova na Galiza, os IPUM transformaram-se em plebe romana e promoveram o encontro entre Roma e os Bárbaros de Castromao, tal qual em tempos idos de diáspora romana, no X Folión Castrexo. O Folión Castrexo é uma representação de um acordo pacífico estabelecido entre a população castreja da região e os romanos há mais de 2 mil anos.

21 de Julho de 2008
Foi tempo de "Verão Total". A produção da RTP, Rádio Televisão Portuguesa, convidou os IPUM para representarem a percussão do Minho através de uma actuação em directo no canal principal deste órgão de comunicação social.

20 de Julho de 2008
Os IPUM deram um contributo na enorme romaria nacional que o regresso da "Festa da Alegria" a Braga constituiu. A irreverência académica e a sonoridade da percussão popular não deixaram as "gentes" da XV Festa da Alegria indiferentes, mas antes desejosos de ver este grupo no Seixal em 2009.

12 de Julho de 2008
Os IPUM, a convite da Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais, desfilaram em mais uma edição da "Feira da Terra", evento que é uma referência na mostra dos produtos artesanais e gastronómicos do Vale do Ave.

22 de Junho de 2008 
Os IPUM estiveram presentes nas comemorações do 25º aniversário do Centro Cultural de St.º Adrião em Braga. Este Centro Cultural desenvolve iniciativas sociais e culturais em prol da comunidade local e, portanto, merecedora do respeito dos «I´s» da Universidade do Minho.

01 de Junho de 2008 
Os IPUM viajaram até ao Seixal para marcar presença no maior evento de percussão do país, o "Dia do Bombo" no "Portugal a Rufar". Os iPUM não quiseram deixar de colaborar e serem apadrinhados pela Associação Toca a Rufar, deixando o seu cunho "azul" nesta actuação de solidariedade social.