iPUM

iPUM animaram ruas Galegas

A Associação de Percussão Universitária do Minho, composta por alunos da Universidade do Minho, iPUM, esteve no passado dia 5 de Janeiro em Espanha animando a tradicional "Noite de Reis".
 
A cidade de Monforte de Lemos, na província de Lugo na Galiza, recebeu alegria deste grupo minhoto que contagiou as gentes da "Ribeira Sagrada".

Integrado no desfile dos "Reis Magos", que antecede a tradicional noite da entrega de prendas, os iPUM abriram o cortejo e arrancaram olhares de alegria e espanto do público que assistia ao desfile. Com três secções de ritmos, compostas por timbalões, caixas e bombos, este grupo da Universidade do Minho impressionou a própria organização com dinâmicas de percussão, acompanhadas sempre com coreografias.

O grupo português não se deixou impressionar pelo extenso trajecto onde realizaram o seu espectáculo. Com início na estação de caminhos-de-ferro local, onde os reis magos substituíram o tradicional camelo pelo moderno comboio, os iPUM tocaram durante duas horas. No fim do cortejo, já em plena praça do município de Monforte de Lemos, foram os próprios "Reis Magos" a pediram mais música aos iPUM, que acabaram por brindar o público, mais de duas mil pessoas, com algumas secções originais. O resultado foi um momento de improviso que deu uma beleza diferente ao fogo de artifício acompanhado pelo rufar da percussão dos “i´s”.


Lemos?? i QUÊ?!! iPUM...momentos «iBLAU»
No final o alcaide de Monforte de Lemos, Severino Rodriguéz Díaz, confessou que não conhecia este grupo português mas ficou "impressionado com os ritmos que trouxeram, dando toque especial ao cortejo dos reis magos" e quer repetir o convite, não só para este desfile mas também para outras acções culturais que quer levar a cabo, pois na sua opinião "o inter câmbio de culturas, galega e portuguesa, deve acontecer todos os dias".

Os iPUM revelaram um pouco do seu trabalho na vizinha Galiza e encontram-se agora empenhados na criação de outras novas sonoridades. Para já os iPUM estão empenhados em duas coisas, os estudos e a preparação musical das actuações do mês de Fevererio. 



Próximo
« Prev Post