iPUM

«80 anos Barcelos cidade» com iPUM


Barcelos tornou-se cidade há 80 anos, em 31 de Agosto de 1928, ficando constituída pelos aglomerados urbanos das freguesias de Barcelos, Barcelinhos e Arcozelo. A história desta elevação e as repercussões vão ser celebradas no dia 31 deste mês.

Os iPUM, a convite da Câmara de Barcelos, vão lá estar para dar colorido, ritmos quentes e muita farra popular, bem à moda do iii. A irreverência académica da UM, através da Percussão Universitária do Minho, junta-se a todos barcelenses para soprar as velas a esta Senhora cidade de 80 anos. A organização das festividades está a cargo da Câmara Municipal da cidade do «galo», com os iPUM a tocarem por volta das 15.30h no Largo da Porta Nova..

A título de curiosidade fica aqui um pouco de história...

"...Foi o Governo liderado pelo general José Vicente de Freitas, com António de Oliveira Salazar e José da Silva Monteiro, como ministros das Finanças e da Justiça, respectivamente, que elevou Barcelos cidade. Na época, à frente do Município estava o capitão Francisco Caravana...".

mais info em http://www.cm-barcelos.pt/

PS: Os grupos que vão tocar com os iPUM são os "Amigos da Borga", "Seixos Albos" (grupo da Galiza que toca Gaitas de Foles e Bombos), os "Bragueses" e Victor Rodrigues (mais os seus amigos do cantar ao desafio).

Próximo
« Prev Post